quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Natal Luz de Gramado


Novembro chegou e deu início à contagem regressiva para o Natal. Natal é época de relembrar o nascimento de Cristo e confraternizar. A maior comemoração de Natal no Brasil acontece na Serra Gaúcha. O final do ano é um ótimo período para visitar Gramado e Canela. Época das hortênsias, da decoração, das luzes e da extensa programação dos espetáculos de Natal. Não gosto muito do frio de julho. Já visitei a região em dezembro, janeiro e abril. Sem dúvida, o período mais bonito é o que antecede o Natal. Mas o roteiro é excelente em qualquer época do ano. É romântico e também familiar. Agrada casais, com ou sem crianças, e também os amantes da natureza e do turismo de aventura.
Curioso é que a alta temporada de visitação ocorria apenas no inverno. Por isso, em 1986, como necessidade de atrair turistas na “baixa” temporada, Gramado decidiu revitalizar a Festa das Hortênsias para transformá-la no maior espetáculo de Natal do Brasil. Surgiu, então, o Natal Luz para embelezar a cidade com luzes, decoração e concertos natalinos e, assim, atrair mais visitantes. O evento foi ganhando popularidade e aumentando a proporção até se transformar atualmente em um dos maiores espetáculos de Natal do mundo, com 20 atrações (shows piromusicais, desfiles, corais, musicais, concertos, exposições, teatro e outros) que ocorrem por toda cidade e são apresentadas mais de 500 vezes. O Natal Luz sempre tem início em novembro e termina na metade de janeiro. Este ano ocorrerá no período de 03 de novembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012.
As principais atrações do Natal Luz de Gramado são:
Nativitaten: acontece às margens do Lago Joaquina Rita Bier, é uma ópera ao ar livre com chamas de fogos que saem de dentro do lago, chafarizes de água que desenham formas com raios laser e fogos de artifício que iluminam o espetáculo do início ao fim;
Grande Desfile de Natal: grande cortejo que acontece na avenida central de Gramado com mais de 300 integrantes, entre patinadores, atores, dançarinos e crianças da comunidade, além do Papai Noel, é claro;
Fantástica Fábrica de Natal: musical composto por patinadores, atores, bailarinos, banda e cantores que conta a história de uma criança que realiza o sonho de conhecer a Fábrica do Papai Noel, este mundo mágico em que os brinquedos ganham vida, enquanto os ajudantes do bom velhinho trabalham freneticamente para finalizar a produção para a tão esperada noite de Natal;
Árvore Cantante: coro composto por 40 vozes formado por alunos da Escola das Artes que se apresenta com o acompanhamento de bailarinas de sapateado.
Algumas atrações são gratuitas, outras são pagas (Nativitaten, Grande Desfile de Natal, Fantástica Fábrica de Natal e O Príncipe do Natal) e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pela internet nos seguintes sites:
www.natalluzdegramado.com.br
www.ingresso.com.br
www.americanas.com.br
www.submarino.com.br
www.shoptime.com.br
Quem vai, precisa se apressar para comprar com antecedência, pois os ingressos esgotam rápido. A Bilheteria Central de Gramado abre às 10 horas, mas somente podem ser adquiridos os ingressos para o espetáculo do dia. É permitido comprar até o máximo de três convites por CPF. A fila é bem grande e normalmente ao meio dia os ingressos já estão esgotados.
Atenção: para crianças com até 2 anos e sentadas no colo, o ingresso é gratuito. A partir de 3 anos, o ingresso tem o mesmo valor do adulto. O espetáculo Nativitaten não é indicado para crianças pequenas devido aos fogos de artifício. O melhor espetáculo para as crianças é a Fantástica Fábrica de Natal.

A vizinha Canela seguiu a tradição e, desde 1988, criou uma programação própria chamada Sonho de Natal, de menor proporção, mas tão emocionante quanto à que acontece em Gramado. As cidades são tão próximas que os visitantes conferem as atrações de ambas.
Quem não programou ainda esta viagem não sabe o que está perdendo.
Para conferir a programação completa do NATAL LUZ, clique AQUI.



8 comentários:

Angi disse...

Amiga!!
Como vocês estão?
E o Henrique?
Ah,adoro o Natal Luz, e esse ano nós vamos, hoje começa,né?
Que maravilha!
Ah,faz a gentileza de me falar quando vocês vem, e me fala, como vocês pretendem ir para lá?
Nós vamos nos ver de qualquer jeitooo!
saudades!
beijos

Dayane disse...

Ah que show! Eu quero ir! Quem sabe um dia.. hehe
Beijos

Mamãe do Matheus disse...

Oi Telma!
Que legal vc falando sobre o Natal luz!
Eu adorooo Natal e já levamos o nosso pequeno Matheus duas vezes ao Natal luz.Foi lindooooo!!!
Esse ano provavelmente não vamos...
Mas super indico!
Vale muito a pena!
Tanto as crianças como os adultos ficam fascinados com tanta coisa linda,né?!
Beijosss e um lindo final de semana para vcs!

Celi disse...

Telma realmente deve ser tudo muito bonito. Fiquei com vontade... Aproveita mesmo!
E essa época que delícia. Adoro Natal, adoro o clima natalino, tudo enfeitado, cheio de luzes... Uma harmonia, um sentimento tão bom.
Um grande beijo.

Juliani disse...

Adoro Gramado, Canela...
Não me programei esse ano quem sabe no próximo!
Beijos

Laura D. disse...

Hum... contagem regressiva para a viagem, né?! Henrique vai amar... e nem vai precisar deixar a chupeta na casinha do papai Noel... rs!!! Beijossss

Angi disse...

AMIGA!!
Só lamento, nós vamos lá pra Gramado passar nem que seja 1 dia com vocês!Rs Vão ter que nos aguentar!
OBAAAAAA!
Beijos

Chris Ferreira disse...

Oi Telma,
depois desse post fiquei mais ansiosa para a nossa viagem. Vai ser um sonho estar no Natal Luz.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/