quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A encantadora de bebês, cães e idosos


Todas as pessoas amam bebês. Algumas amam os cães. Poucas amam os idosos. Raras pessoas têm o dom de interpretar a linguagem, as expressões e os sentimentos dessas três espécies. Somente quem tem coração puro e grandeza de alma. Quem tem esse dom sabe falar a linguagem dos anjos, pois isso que são bebês, cães e idosos.
Outras pessoas privilegiadas têm o dom da música. Música é a linguagem mais pura, sincera e verdadeira dos nossos sentimentos. Seja utilizando um instrumento musical ou a própria voz, essas pessoas nos emocionam. Música boa também é linguagem dos anjos.
Quando uma única pessoa reúne todas essas aptidões, certamente ela foi escolhida por Deus para uma linda missão. Essa é minha irmã Marcia. Ela ama bebês, cães e idosos. Consegue se comunicar com eles como ninguém. Tudo o que ela fala, eles entendem, e vice-versa. Minha irmã tem uma cachorrinha que se comunica tão bem que parece gente. Só falta falar. Ela até late de formas diferentes quando quer dizer alguma coisa. Impressionante! Tenho certeza que ela é assim por conviver com a Marcia.
Minha irmã também tem o dom divino da música. Canta bem desde os dois anos! Ainda criança, descobriu sozinha a Escola de Música de Brasília e implorou para os meus pais a colocarem lá. Começou com flauta doce, depois transversal e, finalmente, descobriu o canto.
Na época do vestibular, minha mãe pediu que ela tentasse um curso superior que não fosse Música. Aquela preocupação de mãe de que filho precisa ter um emprego fixo e rentável. Minha mãe convenceu a Marcia a estudar Fonoaudiologia. Pelo menos seria um estudo da voz que ela tanto ama.
Então, ela formou-se fonoaudióloga, mas continuou cantando. Cantou em Brasília, Curitiba e São Paulo. Além da sensibilidade, a mente da Marcia é muito produtiva e criadora, provavelmente devido à música. Por isso, ela continuou estudando. Fez vários cursos de especialização e aperfeiçoamento na área de voz.
Agora, ela está quase concluindo um mestrado na área de Gerontologia Social na PUC-SP. Um artigo lindo já foi publicado na Revista da PUC chamado Os benefícios da música e do canto na maturidade.
Sorte nossa que ela decidiu compartilhar seus estudos sobre a música e o envelhecimento no Envelhescência & Longevidade, um blog para quem tem ou quer ter muitos anos de vida!
Convido vocês a conhecerem o blog da Marcia que traz esse tema tão importante e pouco falado que é o envelhecimento. O blog tem a contribuição da Karen, ótima jornalista que também está concluindo o mestrado em Gerontologia Social. Vocês vão adorar o primeiro texto: “Envelhescente” – Quem você quer ser quando crescer? Está perfeito!
Muito falamos sobre maternidade e desenvolvimento dos nossos filhos. Pouco falamos sobre o envelhecimento, que é próprio da vida. Para mim, envelhecer é adquirir sabedoria e experiência de vida. A Marcia não concorda com aqueles que dizem que o importante na velhice é manter a alma jovem. Isso é o mesmo que dizer que alguém é negro, mas de alma branca. A velhice que tem valor é aquela que traz experiência e sabedoria próprias da idade, e não da juventude. Penso da mesma forma. Se Deus quiser, pretendo ficar bem velhinha, com muita saúde, energia, bom humor e mente produtiva. Não quero ser eternamente a Telma jovem. Quero ter orgulho de ser a Telma idosa e repleta de sabedoria e experiências de vida próprias da idade que Deus me permitir. E se Deus me conceder o privilégio de ter a companhia do meu marido, filho, amigos e irmãs na minha velhice, aí sim serei plenamente feliz!
Passem lá para conhecer o blog que está lindo e muito bem escrito. Como visto, o gosto pela escrita vem de família!

19 comentários:

Chama a mamãe disse...

Oi Telma,
Sem dúvidas vou passar e conhecer o blog, adorei o assunto. Também quero ser uma velhinha com orgulho!!!
Bjossssss

Marcia Degani disse...

Telma... pensei que só fosse conseguir agradecer por esse texto amanhã, quando parasse de chorar... Seus textos são abraços e beijos, são "borbulhas de amor"... Eu já estou com medo de ficar velhinha e não ter conseguido resolver a minha vida, então tento ser o melhor que posso com as pessoas no dia a dia. É uma forma de aumentar a energia do time de Deus. Como faço para colocar esse texto lá? Vou tentar o básico:copia-cola. Beijos, saudades... Tem uma moça querendo montar uma clínica PADOVAN em Goiânia. Não tem nenhuma e os médicos adoram o método. Ela é fisioterapêuta. Hoje ajudei duas fisios a colocarem a respiração no lugar. É lindo a reação das pessoas quando sentem o ar se expandindo dentro delas. Será que "eu vou pra Goiânia?" Também acho que preciso ficar mais perto da minha família... Está nas mãos de Deus. Se for da vontade dele é pra lá que eu vou. Beijocas! Obrigada pelo maravilhoso texto. Acho que nunca li algo tão lindo sobre mim. E para continuar as "borbulhas de amor", só posso terminar dizendo que "você é luz, é raio, estrela e luar". Nossa! A erudição baixou aqui hoje!
Como você é sensível às pessoas... Seja assim com você também. Te amo.
Marcia.

Unknown disse...

amo animais, amo bebês e idosos!
Não tenho animais, os bebês crescem e ficam chatinhos e morro de medo de ficar velha...rs

Beijooo

Marcia Degani disse...

Digitem envelhescencialongevidade@blogspot.com

Não digitem envelhescenciaElongevidade.blogspot .com que pode ir pro lugar errado. O meu não tem o "e".

Será uma grande honra compartilhar meus textos com vocês. São textos que vêem a vida como um processo de transformações que se inicia no nascimento. É isso o envelhecer. Um feto de 10 dias é mais velho que um de 5.

Envelhecer é o caminho natural da vida e velho é quem conseguiu permanecer VIVO por mais tempo.

Bom, minhas idéias estão lá. Adoraria contribuir com dicas para estimular o desenvolvimento de suas crianças. Realmente me comunico com elas. Outro dia tive a sensação de estar me comunicando com um passarinho. Acho que vou tentar montar um "Circo de Pulgas". Será que rola?

Beijos!

Funny Paper disse...

Telma, quanta sensibilidade vc tem e como deve querer bem sua irmã, fiquei emocionada com o que vc escreveu sobre ela... já fui visitar o blog, li o 1º post e fiquei encantada pela maneira como abordaram o envelhecer; vou estar sempre por lá, tenho muito a aprender!

Bjs

Sil

Cristiane disse...

nossa que post lindo!!!!!!! Telma tudo mesmo é dom viu. E quem tem é mesmo lindo. Estes dias levei o bruno pra consultar e ele não queria pingar colírio nos olhos. Uma mulher veio e começou a contar histórias pra ele e dizia ter bichinhos...nossa ele o envolveu e me ajudou. achei tão bonito... Parabèns pela maninha viu! Cris
Vou lá no blog...

Angi disse...

Telma,
amei o post e amanhã vou ler o post no blog da sua irmã!
Eu amo demais bebês, cachorros,gatos, e os idosos!!
Amo música e já disse que se tivesse o dom seria cantora!
E tu tem o dom da escrita amiga, amo passar por aqui, sempre muito emocionante!
TE ADORO!
Beijos

Unknown disse...

Telma você escreve com tanto amor, escreve muito bem, deveria escrever um livro!
Lindo texto! A velice quando é bem resolvida, vejo comouma fase gostosa, acredita que eu penso em quanto vou curtir meus netos! hehe

Vou dar uma passadinha no blog da mais nova escritora da familia que assim como e seu e o da Laura deve ser maravilhoso.

O Edu já esta bem melhor sim!

Beijos

Dayane disse...

Muito bom Telma, ja salvei aqui pra olhar sempre. Tua irmã é mesmo uma pessoa especial.
Beijos

Laurinha disse...

Telminha, que coisa linda! Chorei também... Parabéns, minha linda escritora e poetiza! Amo amo amo!!! Beijos mil...

Celi disse...

Telma,
Que abordagem bacana no seu post. Os velhinhos na maioria das vezes sempre são esquecidos e desprezados. Por que? Por que ninguém tem paciência com eles?
Porque todo mundo esquece que um dia chegará a ter a mesma idade. Não é mesmo?
Sabe que uma das coisas que me encantou vivendo aqui na Alemanha? Foi realmente os velhinhos. Impressionante como com a qualidade de vida que tem eles vivem mais anos. Eles vivem a vida! São muito independentes, se viram e curtem o dia, passear, fazer compras... Acho que em todo lugar deveria ser assim.
Vou sim conhecer o blog da sua irmã. Acho que faz um maravilhoso trabalho. Parabéns para ela.
Quero aproveitar para agradecer o carinho lá no meu post da grande novidade...rs
Um grande beijo.

Laiz disse...

Eba eba eba! Família toda blogandoo!!!! Acho lindo a forma como fala das suas irmãs. Linda! Super especial! Vou lá conhecer o blog dela!!!! Bjinhossssssssss

Ivna Pinna disse...

Telma adorei o texto, Eu amo bebes, gosto de animais em geral e amo velhinhos. Sempre!
Vou dá uma passada no blog pra conhecer.

beijos

Cristiane disse...

Telma, obrigada pelos parabéns e eu agradeço a suas vistitas constantes viu!!!! O Bruno tá ótimo e como disse ele se adaptou e nós é que temos que levar tudo como muito amor que assim ele só é conduzido e leva tudo na brincadeira. Melhorou da infecção, bjo da Cris

Unknown disse...

Lindo o post e vou passar lá pra conferir!! bjoss
www.petitninos.com

Ana Júlia disse...

Olá,

Eu achei muito interessante a descrição que você fez da Márcia, pois é bem parecida com a descrição que eu faria da minha irmã. Desde pequena, ela fazia pão integral para levar num azilo público. Também levava o violão, a bíblia, cantava e orava todos os domingos com os velhinhos. E ela só tinha 11 anos de idade!
Também sempre se preocupou com os animais, alimentava os bichinhos abandonados. E a outra paixão dela é pregar o evangelho.

O mundo se torna melhor por existirem pessoas como nossas irmãs(eu também disse isso à sua irmã).

Sucesso para essas irmãs blogueiras!

Abraço
Ana Júlia

Ana Júlia disse...

Ops! eu quis dizer "asilo".

Ana Paula disse...

Passei lá para conferir o cantinho da tua irmã. Encantador...
E também estava com saudades daqui do teu cantinho, do teu Henrique. Adorei o post da sinceridade das crianças. Tudo fica tão mais fácil com a sinceridade que nós adultos tantas vezes complicamos. Beijão.

ladodeforadocoracao.blogspot.com

Erica Abe disse...

Nossa, Telma, que lindo esse texto! Vou passar lá com certeza.
A sua família é assim: onde vocês põem a mão, a coisa fica bem-feita. Impressionante! Parabéns!

bjs
Tuti