sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os primeiros livros infantis


Gosto muito de leitura e tenho um pouco de receio com tecnologia em excesso. Fico pensando se no futuro nossos filhos só vão utilizar iPad e confesso que isto me dá um pouco de angústia. Adoro ler um livro de verdade, a leitura é muito mais prazerosa. Lógico que a leitura virtual também tem o seu valor, principalmente por causa da facilidade de acesso às informações. Para mim uma leitura não substitui a outra. Então, assim que possível, quis introduzir o Henrique no mundo dos livros.
Quando o Henrique tinha pouco mais de um ano já comecei a comprar alguns livros, sem compromisso de que ele entendesse qualquer história. Era só para instigar a curiosidade, aprender a passar as páginas e prestar atenção nas figuras.
Comecei com livros de pano com sons e livros de capa dura com abas e efeitos sonoros. Ele se interessou bastante, mas o deixei muito à vontade para pegar o livro na hora que quisesse e sem a obrigação de ver todas as folhas ou seguir a ordem do livro.
Nessa primeira fase, o livro precisa ter algum atrativo. A história tem pouca importância. Devemos procurar livros com figuras que chamam a atenção e se tiver algum som, melhor ainda.
Gostei muito da “Coleção Bebê Achou”, da Editora Caramelo. O livro ajuda a estimular a curiosidade e o desenvolvimento cognitivo-motor da criança. Nesta coleção, o bebê se diverte ao levantar as abas, procurando diversos objetos ou animais coloridos escondidos. Quando a aba levanta, além de ver o brinquedo, a criança é surpreendida com um som diferente a cada página.
Outro livro interessante é “A Banda dos Animais”, pois é muito colorido e cada página tem um som de um instrumento diferente. O Henrique adora instrumentos musicais. Neste livro o que ele mais gosta é do som do tambor que ele até imita todo feliz: “tataratatatá”.
Um livro que parece bem simples, mas que tem um efeito maravilhoso é “O Livro dos Sentimentos” de Todd Parr. Ele traz imagens coloridas e atrativas para demonstrar os sentimentos que podemos ter: tristeza, raiva, alegria, solidão. Acho bem interessante trabalhar os sentimentos com a criança e gosto de fazer uma cara bem específica e engraçada com os olhos e os lábios para ele saber a diferença. É quase brincar de fazer careta. O Henrique adora, principalmente quando faço a cara de brava.
O livro “Seu Soninho, Cadê Você” é o melhor que já comprei. O livro é cheio de efeitos especiais, como abas e bichos que saltam das folhas. A história também é muito interessante: o Jacó, jacarezinho, não consegue pegar no sono e chama aos berros o seu soninho, atrapalhando todos os bichos da floresta. Os bichos ficam bravos, mas depois cantam uma música de ninar para o Jacó dormir. O Henrique até decorou algumas falas do livro: “Pára de berrar”, “cala a boca”. Ele adora quando os bichos ficam bravos e também imita o ronco do Jacó e mostra como o Jacó dormiu.
Os livros de fantoches também são bem interessantes. Tenho um que se chama “Peixinho quer brincar”. É bem bobinho, o Henrique gosta mesmo é do fantoche do peixinho. Coloco o dedo atrás, faço uma voz engraçada e fico mexendo o peixinho. Ele adora. Fantoche é uma brincadeira muito divertida para as crianças.
Minha última aquisição foi “A Casa dos Beijinhos”. O livro também tem abas e figuras lindas e aborda a questão do afeto. No final, o livro diz que o mais gostoso é o beijinho do papai e da mamãe. O Henrique também já decorou. Quando pergunto quem deu beijinho no neném, ele diz o papai e a mamãe. Então ele também dá um beijinho no neném que é o cachorrinho do livro.
Coloquei os livros do Henrique em uma prateleira em que ele mesmo tem acesso para pegar quando tem vontade. Tento fiscalizar para ele não se machucar e também para preservar os livros. Mas se estragar não tem problema, quero que ele tenha um pouco de liberdade para explorar e brincar. Vale a pena! Quem quiser deixar aqui alguma indicação, vou adorar!

2 comentários:

Fabrisia Garcia disse...

Oi Telma,
Sou do grupo de Gestantes, e comecei a seguir seu blog. Adorei! Comecei a pesquisar vários blogs, e vi que nao estava sozinha. Ler outros depoimentos e dicas me ajuda bastante nessa minha nova vida de mãe! E Ai resolvi começar a escrever o blog Mundinho do Davi tb! que bom que agora tenho uma seguidora! Rs! Valeu pelo apoio! Vamos nos ajudando, pois gostei bastante de como vc escreve as suas experiências!

Um grande abraço p vc e seu pimpolho lindo!

Fabrisia
Mundinhodedavi.blogspot.com

Telma disse...

Oi Fabrisia,
Muito obrigada! Também achei muito fofo o seu blog!

Mamães que passarem por aqui, visitem também o lindo blog da Fabrisia e do Davi: mundinhodedavi.blogspot.com